Vasco
O Vasco da Gama tem frequentado a zona de rebaixamento com certa frequência nos últimos anos e nesta temporada isso também não tem sido diferente. Desta vez, há o ingrediente extra da incerteza sobre o futuro do clube, que parece ainda pior que nos outros anos. Isso porque a 777 Partners havia comprado o futebol do Cruzmaltino, mas a situação da SAF nunca foi completamente esclarecida – a empresa tem alguns problemas jurídicos em outros países.
Assim, o Vasco rompeu com a 777 e Pedrinho, o presidente do clube, assumiu o controle total do clube, mas a situação ainda está se desenrolando na Justiça e não tem um resultado previsível. Em meio a isso, existem várias trocas de técnico e um elenco montado sem grande planejamento, que vem sofrendo para conseguir grandes resultados – tornando a situação ainda mais caótica.
E não se esqueça também que é possível apostar no campeonato brasileiro aqui mesmo.
Corinthians
A situação do Corinthians tem alguns paralelos com a do Vasco – um time que tem falhas no planejamento, sofre para conseguir bons resultados em campo, anos de péssimas administrações e um futuro incerto. Recentemente, o alvinegro viu vários diretores se desligando do clube especialmente após um caso com a patrocinadora do clube.
Havia um contrato com participação de um “laranja” que recebia parte do valor de patrocínio – situação esta que vem sendo investigada pelas autoridades – e que teve muita notoriedade. Essa é só mais uma das facetas de um clube que tem uma dívida que já ultrapassa os 2 bilhões de reais e que vem minando a capacidade de investimento, além de comprometer até mesmo as necessidades mais básicas da equipe.
Esse cenário também afeta a situação dentro de campo, gerando atrasos de salários e também a capacidade do clube se reforçar, e é algo que deve continuar influenciando o dia a dia do Corinthians por um bom tempo.
Além disso, temos aqui também as grandes notícias do esporte.
Fluminense
A situação do Fluminense se refere mais ao time em si do que ao extracampo. É bem verdade que o Tricolor das Laranjeiras não tem como competir contra clubes como Palmeiras ou Flamengo no aspecto financeiro, mas a equipe tem uma situação mais ajustada em relação ao seu orçamento.
Em relação ao time, há um elenco montado com vários jogadores que já passaram dos 30 anos – o que fica ainda mais complicado em um cenário onde o calendário só atrapalha. Tivemos recentemente a demissão do treinador Fernando Diniz, o que deve resultar em uma mudança na equipe, mas o quanto ainda pode ser feito com esse elenco é algo a ser avaliado.
Grêmio
O Grêmio vive um momento à parte. O Imortal não tem problemas financeiros ou um elenco muito limitado, mas as chuvas que o Rio Grande do Sul viu em maio afetam até agora a situação do clube (de maneira semelhante ao Internacional, porém, o rendimento do Grêmio tem sido pior).
Fato é que os dois times da capital gaúcha seguem sem sua casa à disposição, e isso interfere no que fazem em campo – vale lembrar ainda que o Grêmio possui jogos que foram adiados e serão disputados, mas a situação sobre os mandos de campo ainda é incerta e deverá afetar muito o que o time fará até que o problema seja resolvido.
Não se esqueça também que temos ainda excelentes palpites que você pode usar em suas apostas.
Outros clubes
Temos ainda outros candidatos ao rebaixamento, como Juventude, Criciúma, Cuiabá, Vitória e Atlético-GO. Essas equipes possuem um orçamento bem menor do que as citadas anteriormente, e também podem ter uma folga maior em algum momento (não são grandes candidatos a brigar por títulos, e em vários casos não disputam a Copa do Brasil ou competições internacionais).
Assim, a folga no calendário pode se tornar um trunfo dessas equipes, bem como o fato de não ter uma pressão tão grande como em clubes de massa e o fato de não terem dívidas enormes também pesa a favor, embora haja um diferencial técnico que muitas vezes faz a diferença.