Lyon
O clube que chegou a ser heptacampeão francês em temporadas seguidas entre 2001 e 2008 não tem mais o mesmo poder de tempos anteriores – e será muito difícil que volte a ter quando se compete com um adversário como o PSG, que tem um investimento gigantesco do mundo árabe (e mesmo que não seja tão bem sucedido na Europa, ainda domina o futebol francês nos últimos anos).
Porém, o Lyon tem feito um campeonato francês que não chega a ser tão ruim – a equipe chegou a frequentar a zona de rebaixamento por algum tempo, mas terminou a competição na 6ª posição e conseguiu uma vaga na Liga Europa, com direito a uma última rodada emocionante, já que venceu o Strasbourg e contou com um tropeço do Lens para assegurar a participação na competição europeia.
O time também está na final da Copa da França, onde terá uma chance de surpreender o poderoso PSG e fechar a temporada com um título a mais. Vale lembrar também que a equipe tem alguns jogadores experientes, como Matic e Lacazette.
Não se esqueça também que você pode apostar no futebol europeu aqui mesmo.
Crystal Palace
O Palace segue para mais uma temporada de um jeito a que tem se acostumado nos últimos anos. Sem grandes participações nas copas inglesas, o time ficou novamente no meio da tabela da Premier League (acabou na 12ª posição), sem chances de alcançar uma vaga nas copas europeias, mas também sem correr risco de ir rebaixado. Também é uma equipe sem grandes estrelas internacionais, algo que tem gerado críticas dos torcedores. Vale lembrar ainda que nesse clube Textor tem uma participação, mas a propriedade é dividida ainda com outros investidores.
R.W.D. Molenbeek
A equipe belga que é propriedade de Textor desde 2022 é também a que mais decepcionou nesta temporada. Por um bom tempo o time foi treinado por Cláudio Caçapa (que também treinou o Botafogo momentaneamente em 2023), e também conta com jogadores que passaram por várias equipes brasileiras (especialmente no Botafogo), como Klaus, Segóvia, Philipe Sampaio, Carlos Alberto e Abner.
Entretanto, nem isso foi suficiente para garantir bons resultados e o Molenbeek irá disputar a segunda divisão belga na próxima temporada, o que é realmente um resultado bastante decepcionante.
Botafogo
O último time da nossa lista é também o trabalho de Textor mais reconhecido no Brasil. Enquanto ele tem sido bem sucedido em fazer o alvinegro ter um papel de maior protagonismo (para uma equipe que estava acostumada a lutar contra o rebaixamento, participar da Copa Libertadores é um grande avanço), o clube ainda tem problemas a serem resolvidos.
A situação financeira tem melhorado, já que Textor também teve sucesso em aumentar receitas e diminuir despesas, mas ainda assim foi registrado um déficit de R$ 101 milhões em 2023 – algo não totalmente esperado para um clube que tem uma SAF. Entretanto, é preciso reconhecer também que Textor fez investimentos para tornar esta equipe mais competitiva, o que contribuiu para esses números.
Dentro de campo, a equipe decepcionou nas duas últimas edições do campeonato carioca, onde não alcançou nem mesmo a segunda fase. No brasileiro de 2023, a equipe chegou a surpreender e liderou durante a maior parte da competição, mas na reta final o time colapsou e quem ficou com o título foi o Palmeiras.
Ainda assim, o Botafogo está disputando a Libertadores neste ano, e não podemos dizer que foi uma temporada negativa – pelo contrário, o time evoluiu em relação aos últimos anos, algo que já é muito importante.