Palmeiras e a Crefisa
O patrocínio do Palmeiras é um dos que mais tem recebido atenção nos últimos anos. Isso porque a Crefisa costumava investir um valor muito alto para os padrões brasileiros, mas isso acabou mudando: são R$81 milhões fixos por ano, mais as premiações em caso de título, que são variáveis de acordo com a competição. Porém, como não existe nenhum tipo de reajuste e o contrato foi firmado em 2019, os valores ficaram defasados em relação aos rivais.
Flamengo com a Pixbet
O Flamengo fechou já no início de 2024 o seu patrocínio master com a Pixbet, no valor de R$85 milhões. É uma boa quantia e que tem um contrato até 2025, mas a camisa do Flamengo no total vale 225 milhões por ano, se considerarmos todos os patrocínios. E esta é a grande diferença para o Palmeiras, que tem nos 81 milhões o valor total de sua camisa, já que a Crefisa tem exclusividade no uniforme do alviverde.
Com isso, fica evidente a defasagem no caso do Palmeiras, mas a Pixbet também foi pivô de outra situação curiosa. A casa de apostas patrocinava o Vasco da Gama no valor de R$20 milhões anuais, mas ao anunciar o patrocínio ao Flamengo num valor muito maior, o Cruzmaltino rescindiu imediatamente o contrato, por discordar do valor. Agora, o Vasco segue à procura de outra empresa para estampar em sua camisa.
Santos com a Blaze
A Blaze é uma casa de apostas que tem investido muito no Brasil recentemente, e o patrocínio ao Santos é mais uma das maneiras que a casa tem para ficar em evidência. O contrato entre as partes é de R$ 45 milhões, que foi assinado em 2023 e é válido por duas temporadas. A discrepância de valores aqui também é evidente em relação a Flamengo e Palmeiras.
Os dois rivais têm essa diferença pela visibilidade que oferecem, mas isso também reflete o momento vivido pelo Santos, que disputa a série B do brasileirão e tem uma necessidade maior de garantir patrocínios, mesmo que menos rentáveis.
Parimatch patrocina o Botafogo
Um clube que pode se assemelhar mais ao Santos do que Palmeiras e Flamengo é o Botafogo, que não tem uma torcida tão grande quanto o rubro-negro ou o alviverde. Ainda assim, o time da Estrela Solitária recebe R$55 milhões por ano da casa de apostas Parimatch, deixando evidente que o Santos realmente paga o preço de anos sendo desorganizado e isso acaba pesando no bolso do clube.
Dupla Gre-Nal segue com o mesmo patrocinador
Diferente da maioria dos times que entraram na onda de ter casas de apostas como patrocinadores principais de suas camisas, tanto Internacional quanto Grêmio têm como patrocinador o banco Banrisul, que paga aproximadamente R$30 milhões para cada um. Vale lembrar que esses patrocínios já são bem antigos (no caso do Inter, por exemplo, são quase duas décadas tendo o banco como parceiro). Ainda que não esteja muito perto de ser o maior patrocínio do Brasil, existe a estabilidade.
Fortaleza tem a Novibet
O Fortaleza tem um acordo no valor de R$18 milhões com a Novibet, algo que tem ajudado o clube na melhor fase de sua história. Ainda que o título da Sul-Americana não tenha vindo em 2023, a equipe tem se mantido firme na série A do campeonato brasileiro, e isso se deve ao bom trabalho que a diretoria tem feito.
O valor pode parecer pequeno, mas o time recebe mais do que equipes como por exemplo o Athletico-PR (outro time que tem um trabalho vencedor nos últimos anos). Além disso, também é um dos maiores patrocínios de times do nordeste (perdendo para o Bahia, que vive uma situação completamente diferente agora que pertence ao Grupo City).