Real Madrid e Adidas
Achou o contrato do Flamengo alto? Pois então saiba que o Real Madrid tem o maior contrato de fornecimento do mundo com a Adidas, que rende a bagatela de 110 milhões de euros por ano. Esta, é claro, é apenas mais uma das gigantescas fontes de receitas que os merengues recebem para fazer deste um dos maiores (senão o maior) e melhores times do mundo, com uma das marcas mais reconhecidas. Além disso, se você quiser pode apostar nos grandes jogos da La Liga.
Manchester United e Adidas
O United recebe 105 milhões de euros também da Adidas, mostrando como a marca é forte no mundo do futebol. De fato, essa parceria tem um preço que reflete não apenas o que o United pode oferecer à empresa, mas se considerarmos que por 13 anos foi a Nike quem forneceu os materiais para os Red Devils (parceria essa que acabou em 2015), é possível entender também o porquê deste valor. E também é possível apostar nos jogos da Premier League.
Barcelona e Nike
A parceria entre esses dois gigantes foi iniciada em 1998, e hoje rende aos blaugranas os mesmos 105 milhões de euros que o United recebe. Entretanto, isso pode estar perto de um fim, pois parte desse acordo (em torno de 20 milhões) são bônus que a diretoria do Barça considera difíceis de alcançar.
Assim, o presidente Joan Laporta estaria disposto a aceitar uma proposta da Puma que gira em torno de 120 milhões de euros ao ano, o que seria o maior valor do mundo para fornecimento de material esportivo, ou até mesmo fazer uma marca própria. Entretanto, esse assunto ainda vai render bastante uma vez que o contrato com a Nike dura até 2028.
Arsenal e Adidas
A Adidas entra novamente para a nossa lista com o Arsenal, embora pague uma quantia ligeiramente menor aos Gunners do que aos outros times listados aqui. São 85 milhões de euros anualmente, numa parceria que começou em 2019 – e dessa vez a marca alemã destronou sua arquirrival, a Puma, que tinha estampado sua marca no uniforme do time londrino por 5 anos até então.
PSG e Nike
O clube da capital francesa recebe 80 milhões de euros por ano da gigante americana, ajudando a equilibrar a diferença entre os times que vimos até aqui. Obviamente que dinheiro não é um problema para os sheiks que investem no clube, mas certamente a equipe não receberia esses valores se não existisse essa outra parceria.
Adicionalmente, vez ou outra a Nike também aproveita para divulgar sua subsidiária, a Jordan (criada em conjunto com o astro do basquete, Michael Jordan), no unifome do PSG. Além disso, também é possível apostar nas partidas da Ligue 1.
Manchester City e Puma
A primeira vez que a arquirrival da Adidas aparece na nossa lista é com o Manchester City. O atual campeão da UEFA Champions League recebe 75 milhões de euros por ano com a marca alemã, mas sendo também um time que cresceu muito com o dinheiro árabe, os resultados dos últimos anos mostram que nem sempre o valor recebido em material esportivo se reflete em títulos (vide seus rivais do United).
Chelsea e Nike
O Chelsea teve seu fornecimento de material esportivo feito pela Adidas por mais de 10 anos, mas isso acabou em 2017, quando acertou com a Nike. Hoje, os londrinos recebem 70 milhões de euros por temporada, e mesmo estando em um período de reconstrução onde não vem ganhando muitos títulos, a venda de camisas segue muito forte.
Bayern de Munique e Adidas
O primeiro assunto da nossa lista foi justamente o fornecimento da Adidas para o Bayern, e essa parceria é uma das mais duradouras do esporte, já que ocorre desde aquela época. Os bávaros recebem 60 milhões de euros por temporada, e essa é uma parceria que dificilmente terá um fim, já que a própria Adidas detém 8.33% das ações do Bayern (mesma quantia da Allianz e também da Audi).
Os 75% restantes correspondem ao próprio Bayern, que tem um modelo associativo bastante tradicional e que também é aprovado pela maior parte dos alemães, que prezam pela independência dos clubes.