1- Real Madrid – 831,4 milhões
O Real Madrid volta a encabeçar a lista de equipes mais ricas do mundo, um dado não muito surpreendente, embora o gigante espanhol esteja empenhado em emplacar a Superliga para aumentar ainda mais os seus ganhos, já que a concorrência dos times da Premier League é cada vez maior e o campeonato espanhol não tem condições de gerar receitas neste nível, nos moldes atuais. Aproveite e aposte já em La Liga.
2 - Manchester City – 825,9 milhões
O Manchester City chega para ocupar um posto que anos atrás era do seu rival, o United. Entretanto, o dinheiro dos árabes, a conquista da última UEFA Champions League e também da Premier League na última temporada turbinaram as receitas dos citizens, fazendo deste um time que ganha muito, mas também gasta quantias enormes em contratações de jogadores. Se quiser, você também pode fazer suas apostas na Premier League.
3 - PSG – 801,8 milhões
A presença do Paris Saint-Germain nesta lista também não é nada surpreendente, embora os resultados que tem em campo, se comparados aos valores investidos pela equipe, são. O time domina o futebol francês graças ao dinheiro árabe, praticamente não tendo concorrência (embora vez ou outra apareça algum time para disputar o título nacional), mas no cenário europeu a equipe não consegue se impor, resultando em muitas polêmicas extracampo e uma coleção de eliminações ao invés de troféus.
4 - Barcelona – 800,1 milhões
A arrecadação do Barcelona é gigantesca e ter o clube nesta lista também não deveria surpreender ninguém, mas as trapalhadas da direção da equipe ao longo dos anos representam um custo que nem este faturamento gigantesco (e próximo ao do Real Madrid, seu rival que vem dominando o cenário espanhol nos últimos anos) tem sido suficiente para conseguir virar a maré.
De fato, o próprio clube não vem fazendo muito para mudar isso, gastando muito com contratações e vendo suas dívidas apenas aumentarem, o que é algo para seus torcedores lamentarem.
5 - Manchester United – 745,8 milhões
O time vermelho de Manchester não tem feito grandes campanhas nos últimos anos, mas de fato suas contas não estão negativas, sendo uma equipe que ainda fatura alto. Entretanto, o time também investe muito mal seu dinheiro (quase 200 milhões de euros em jogadores como Antony e Maguire é uma quantia absurda por dois jogadores que fizeram pouco na equipe, por exemplo). Assim, os problemas de gestão dos Red Devils ainda precisam de saneamento.
6 - Bayern de Munique – 744 milhões
O gigante da Bavária também não surpreende ao estar nesta lista. De fato, é o único time alemão no top 10, e sua receita é quase o dobro da que tem o Borussia Dortmund (atual 12º colocado com 420 milhões de euros no total).
Entretanto, o Bayern é um clube comprador, ao mesmo tempo que o Dormund tem se empenhado em revelar e vender jogadores, o que evidencia a grande diferença na Alemanha e o porquê de o Bayern ser a grande força daquele país. E o melhor, você também pode apostar no campeonato alemão.
7- Liverpool – 682,9 milhões
Embora não conte com o apoio de um patrocinador massivo do mundo árabe ou tenha uma torcida tão grande quanto a de seu rival, o Manchester United, o Liverpool ainda é uma grande força na Inglaterra, sendo o time que mais venceu a UEFA Champions League naquele país e um time muito expressivo, que também figura frequentemente entre as equipes mais ricas.
8 - Tottenham – 631,5 milhões
O Tottenham é mais um time da nossa lista que evidencia o poderio da Premier League. A equipe londrina de fato tem recebido bastante dinheiro, ainda que não consiga competir com equipes como Liverpool, Manchester City e, nos últimos anos, o Chelsea.
Porém, mesmo tendo desvantagem contra esses times, a direção da equipe também tem dado tiros no pé, como em 2021, quando demitiu José Mourinho a uma semana da final da Copa da Liga, onde o time perdeu para o Manchester City.
9 - Chelsea – 589,4 milhões
O Chelsea tem sido um time que gastou quantias gigantescas em contratações nos últimos anos (desde que Todd Boehly comprou o clube, em 2022, os blues gastaram mais de 1 bilhão de euros em jogadores). Entretanto, nem isso foi suficiente para trazer a equipe de volta aos eixos e é mais um clube da nossa lista mostrando que ter dinheiro não necessariamente traz resultados no futebol (embora ajude, com um bom direcionamento).
10 - Arsenal – 532,6 milhões
Fechando o nosso top 10, mais uma equipe londrina para confirmar que a Premier League é mesmo a grande liga nacional nos dias de hoje. O Arsenal também tem um grande faturamento e ainda é propriedade de Stan Kroenke, um dos herdeiros do Wal Mart e que tem times em várias ligas ao redor do mundo (como por exemplo, o Los Angeles Rams, da NFL, que joga num estádio que custou mais de 5 bilhões de dólares).
Mesmo com um dono absurdamente rico, nem sempre o Arsenal investe muito em contratações - embora isso tenha mudado nos últimos anos - mas, mesmo assim, não tem sido suficiente para fazer o clube voltar a ganhar títulos expressivos como no passado.